"Procuramos dar visão geral sobre o potencial de transformação da economia" - António Costa (Primeiro Ministro)

2023-03-31 10:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Lado a lado, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa seguem hoje uma agenda de inovação e a Universidade de Aveiro assinala o primeiro passo do roteiro de apresentação dos 30 consórcios de inovação que fazem parte da Rede Nacional de Campos de Treino (Test Beds).

Disponibilizar as condições necessárias às PME e startups para teste, desenvolvimento e experimentação de novos produtos e serviços inovadores é um dos principais objetivos das 30 Test Beds que integram a Rede Nacional destes consórcios de inovação.

Com uma dotação total de cerca de 150 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o objetivo é que os consórcios desenvolvam até ao final do ano de 2025 um total de

2415 produtos-piloto, fornecendo uma plataforma fundamental para as PME e startups fortalecerem as suas criações.

O Primeiro Ministro agradeceu a presença do Presidente da República na cerimónia que mostra os primeiros avanços do PRR na agenda para a inovação e alterações climtáticas (com áudio).

Mário Campolargo, secretário de estado da digitalização e da modernização administrativa, explica que as Test Beds são “polos de inovação, funcionando numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços”, permitindo acelerar o processo de transição digital das empresas.

A Rede Nacional de Test Beds é uma iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e conta com o apoio do IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal.

Esta Rede é financiada pelo PRR e visa disponibilizar infraestruturas e equipamento para prestação de serviços a pequenas e médias empresas (PME) e startups.