Prio entrega prémios de concurso ambiental a escuteiros.

2020-07-06 13:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A PRIO premiou cinco agrupamentos de escutas da região de Aveiro que venceram a iniciativa piloto “Importância e Recolha de óleos alimentares usados”, proveniente do setor doméstico.

Esta iniciativa resulta de um protocolo entre a PRIO Top Level e o Corpo Nacional de Escutas, com o objetivo de promover boas práticas ambientais e um responsável encaminhamento dos óleos alimentares usados.

A empresa dotou as equipas de escutas que aderiram à iniciativa com bidons de 200L de capacidade, recolhendo-os e higienizando-os, e comprometendo-se a premiar os agrupamentos que maior quantidade de óleos alimentares usados conseguissem recolher.

No remate desta iniciativa, tinham sido já recolhidos 1000 quilos de óleo alimentar usado, proveniente dos produtores do setor doméstico, a casa dos portugueses, graças à participação de 24 agrupamentos que mobilizaram cerca de 1500 jovens escutas em torno da atividade.

Reconheceu o empenho e missão dos escutas de Aveiro com um prémio no valor total de 1000€, atribuídos através de cartões-presente em compras.

O prémio foi entregue aos agrupamentos da Trofa, que contou com a maior quantidade de OAU recolhidos e conquistou o 1º lugar, seguido de Vagos em 2º, Ponte de Vagos em 3º, Avanca em 4º e Calvão em 5º e último lugar deste ranking.

Segundo Carolina Gautier, gestora de projeto da PRIO Top Level, “esta parceria com o Corpo Nacional de Escutas foi muito gratificante para a PRIO Top Level. A possibilidade de vermos materializado o nosso apelo à comunidade para que se recicle e encaminhe corretamente os óleos alimentares domésticos que usamos, com a certeza de que todos podemos contribuir para um futuro mais sustentável na mobilidade. É importante que esta ação seja transversal nas nossas casas, dos mais jovens que contribuíram para esta iniciativa, aos mais graúdos, que certamente estarão, agora, mais alerta para esta procura.”

O evento que decorreu ao ar livre e respeitando todas as medidas de segurança recomendadas pela Direção Geral de Saúde, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, respetivos vereadores, e ainda com o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas e membros regionais do órgão.