Primeira fase dos Censos arrancou esta semana.

2021-04-06 09:03

Categoria: 

Concelho: 

Já arrancou a primeira fase dos Censos 2021 com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta à maior operação estatística do país.

O Instituto Nacional de Estatística inicia a distribuição das cartas para resposta aos Censos 2021 em todos os alojamentos do país.

As cartas, que serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores, contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet.

Os recenseadores do INE estão munidos com cartão de identificação e colete alusivo aos Censos 2021.

A fase de distribuição das cartas para resposta aos Censos terá a duração de duas semanas, estando a sua conclusão prevista para o dia 18 de abril.

A partir de 19 de abril tem início a fase de resposta aos Censos pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio (censos2021.ine.pt).

Nos casos em que a resposta pela Internet não seja possível, o INE disponibiliza como alternativas o telefone; e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública e autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.

Será na fase de conclusão dos Censos, a partir de 31 de maio, que a resposta resultará do contacto presencial dos recenseadores e apenas junto dos alojamentos que ainda não tenham respondido por outro modo.

A situação epidemiológica decorrente da COVID-19 resultou na elaboração de um Plano de Contingência de forma a garantir a realização da operação censitária protegendo a saúde de toda a população, recenseadores e demais envolvidos.