PP defende investimento na urgência do Hospital Francisco Zagalo.

2018-12-03 07:50

Categoria: 

Concelho: 

Intensificam-se os apelos para a reabertura de serviço de saúde alargado para casos urgentes em Ovar. O CDS quer o reforço e requalificação urgentes de valências do Hospital Dr. Francisco Zagalo.

Através de um projeto de resolução que deu entrada, na sexta-feira no Parlamento, recomenda ao Governo a requalificação urgente do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo; a abertura de um Serviço de Urgências ou de um serviço de saúde alargado para casos urgentes e o reforço de profissionais de saúde em número necessário para que todas as valências do Hospital Dr. Francisco Zagalo possam funcionar em pleno.

Na recomendação, cujos dois primeiros subscritores são os deputados João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro, o CDS salienta que o Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, não está integrado em nenhum Centro Hospitalar ou Unidade Local de Saúde, o que, ao longo dos tempos, tem levantado incertezas relativamente ao funcionamento e ao futuro da Unidade, dúvidas essas que geraram um “clima de insegurança” junto da população, que ainda hoje se mantém.

Além de integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados através de uma Unidade de Convalescença, o Hospital Dr. Francisco Zagalo assegura as especialidades de Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Física e Reabilitação, Cirurgia, Ortopedia, Urologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, para além de uma variedade de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e do Bloco Operatório.

Também, e à semelhança do que aconteceu noutras zonas do país, em 2007 o Hospital Dr. Francisco Zagalo viu encerrado o seu Serviço de Urgências, obrigando a que, desde então, a população recorra às urgências do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira.