Portugal entra na última fase de desconfinamento.

2021-10-01 08:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A última fase do desconfinamento arranca esta sexta-feira, dia 1 de Outubro, com Portugal a passar ao Estado de Alerta, o mais baixo previsto na Lei de Base da Proteção Civil.

Durante um mês dá-se a última etapa para retomar uma vida em padrões quase normais.

O uso de máscara mantém-se obrigatório nos transportes públicos, nas Lojas de Cidadão, em espaço fechado nas escolas, salas de espetáculos, nos cinemas, salas de congressos, nos recintos de eventos, nos serviços de saúde, nas estruturas residenciais para idosos e nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados.

Os clientes dos restaurantes e os hóspedes dos hotéis deixam de ter de apresentar o certificado de vacinação ou o teste negativo à covid-19.

A mesa regra é válida para aulas em ginásios e no acesso a estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos, termas e spas.

Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés e a generalidade do comércio deixam de estar sujeitos a um número máximo de clientes ou de pessoas por grupo e deixam de enfrentar restrições aos horários de funcionamento.

Bares e discotecas podem reabrir mas entrada é dependente da apresentação do certificado e terminam as restrições à venda e consumo de álcool.

Acaba a recomendação de teletrabalho, ainda assim continua a aposta no desfasamento de horários.

É eliminada a regra que impunha a testagem em empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho.