Portucel ajuda Câmara de Aveiro a renovar espaços verdes da cidade e luta 'contra a praga dos incêndios florestais'.

2015-04-17 17:15

Categoria: 

Concelho: 

As pragas e os incêndios florestais são o "inimigo número um" da indústria florestal e das celuloses.

O Grupo Portucel/Soporcel admite que há questões relevantes na gestão da floresta que "a pequena propriedade dificulta" mas elogia a colaboração das organizações do sector na valorização da floresta pela forma como dá apoio aos pequenos proprietários.

José Nordeste analisou estas questões à margem de uma acção de distribuição de 700 plantas e acolhimento de 200 alunos do 1.º Ciclo de Escolas da região de Aveiro, num encontro sob o mote “Cuida da Floresta que ela dá o seu melhor”.

"As pragas vão surgindo, mais ou menos. Por exemplo, os incêndios, são um problema que causa perdas importantes. O risco de ocorrência existe e provoca incerteza aos reflorestadores. A única hipótese para minorar o problema é reordenar o território no país. As propriedades muito pequenas e divididas não permitem melhorar a prevenção e o combate aos incêndios", referiu.

Jorge Ratola, Vereador da Câmara de Aveiro, realça o apoio à substituição de espécies que está a permitir à autarquia "renovar as zonas verdes".

"Temos um protocolo esboçado por causa do Parque D. Pedro. Está tudo acertado entre a Câmara e a Portucel. Teremos lá mais árvores, mais adequadas aquele espaço público", disse. A Câmara "tem investido na limpeza dos caminhos florestais para condicionar o desenvolvimento de incêndios. É uma acção preventiva. Fazemos o nosso trabalho. Melhoraremos no futuro", vincou. A renovação dos espaços verdes em Aveiro conta com o apoio do grupo Portucel.

O grupo Portucel Soporcel, o terceiro maior exportador português e o maior produtor nacional de plantas certificadas, dinamizou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” em Aveiro. Realizada em estreita parceria com a autarquia, esta iniciativa contou com a presença de 200 crianças do 1.º ciclo de Escolas da região, que tiveram a oportunidade de passar um dia diferente.

Foram distribuídas 700 plantas ornamentais e florestais certificadas, à população que visitou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta”, todas com origem nos viveiros do Grupo, onde são produzidas 12 milhões de plantas por ano de diversas espécies que contribuem para a renovação da floresta nacional.

Joana Seixas, Diretora de Comunicação do grupo Portucel, sublinha o elevado nível de adesão da comunidade à iniciativa, “especialmente o entusiasmo revelado pelas crianças que participaram nas acções dinamizadas, o que vem reforçar a nossa aposta em programas educacionais de sensibilização para a proteção da floresta, um setor essencial na geração de riqueza e bem-estar para o país”.