Portos de Aveiro e da Figueira da Foz destacam importância do corredor ferroviário para o transporte de mercadorias.

2024-01-10 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram representados pela administração no Encontro para a Promoção do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Ibérico e sua conexão a Madrid, promovido pela Câmara de Salamanca.

Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, realçou a “importância” do corredor ferroviário para o transporte de mercadorias e reforçou a importância dos projetos em curso em ambos os portos, nomeadamente os projetos para a melhoria das condições de navegabilidade, a construção do Terminal Intermodal em Aveiro e a melhoria das condições operacionais do feixe de linhas existente no Porto da Figueira da Foz, projetos que visam aumentar a conectividade marítimo-ferroviária no transporte de mercadorias no eixo ferroviário do corredor Atlântico Ibérico.

O encontro contou com a participação do embaixador de Portugal em Espanha, de vários autarcas portugueses e espanhóis, associações empresariais da Região de Castela e Leão e das Regiões Centro e Norte de Portugal, bem como de representantes do Governo Regional de Castela e Leão.

O Município de Albergaria-a-Velha esteve representado pelo Vice-Presidente Delfim Bismarck.

No evento, discutiu-se a necessidade de incentivar o transporte ferroviário desde o Corredor Atlântico até à capital espanhola, envolvendo as regiões do Porto, Aveiro, Salamanca e Madrid.

Na declaração institucional saída do encontro, foi afirmado que é essencial a colaboração dos governos de Portugal e Espanha para construir e melhorar as linhas ferroviárias.

No final da declaração, as entidades públicas e privadas presentes no encontro exortam os governos português e espanhol a impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid, bem como garantir a implementação de comboios de alta velocidade.

Entre as várias presenças portuguesas, destaque para o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, o Presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Eduardo Feio, o representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Joaquim Gonçalves, o Presidente da AIDA, Fernando Castro, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Paulo Vaz, e diversos autarcas portugueses.