Porto de Aveiro testou Plano de Emergência.

2023-10-27 07:25

Categoria: 

Concelho: 

O Porto de Aveiro diz que foi bem sucedido no simulacro realizado e anotadas melhorias a introduzir no Plano de Emergência.

Esta foi a semana do exercício de treino anual no terminal de granéis líquidos que mobilizou meios da região e as empresas do setor químico.

O acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA teve como cenário a ocorrência de um foco de incêndio durante a operação de descarga de VCM no braço articulado de ligação da ponte cais ao navio operada pela empresa Cires, no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

O principal objetivo do simulacro foi testar a operacionalidade dos meios existentes e toda a logística envolvida para o cenário simulado, bem como a capacidade dos vários intervenientes na condução do processo de evacuação das pessoas afetas às várias empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos, Terminal de Granéis Sólidos (TGS) e Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).

A partir do Centro de Coordenação de Operações(CCO), localizado na sede da APA, foi realizada a gestão do acidente simulado através dos canais de comunicação estabelecidos com as várias equipas de intervenção no local.

Envolvidos a equipa de brigadistas da CiRES e Bondalti, as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, a empresa de Rebocadores Tinita, GNR, Autoridade Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ílhavo, Autoridade Nacional de Emergência e Comando Sub-Regional da Região de Aveiro da Proteção Civil, responsáveis de Segurança das empresas instaladas no TGL, TGS e ZALI, bem como as equipas dos núcleos de intervenção da APA.

“Foram testados com sucesso todos os equipamentos de combate a incêndio, nomeadamente a rede de incêndios da Cires, da Bondalti e da APA, das três corporações de bombeiros, bem como a projeção de água dos dois rebocadores da empresa Tinita, que participaram no simulacro”, refere nota da APA.

O processo de evacuação no TGL, TGS e ZALI decorreu de “forma satisfatória”, tendo sido evacuadas para os respetivos pontos de concentração definidos pelo CCO um total de 447 pessoas.

No final do simulacro foi realizado um briefing com todos os participantes, tendo sido avaliada a intervenção e a capacidade de resposta à emergência e identificadas algumas ações de melhoria que irão ser introduzidas nos respetivos planos de emergência.

No simulacro participaram elementos das empresas Cires, Bondalti, Digal, RNM, Prio Biocombustiveis, Prio Parque de Tanques, Glia, Drovigo Portugal, DOW, Bresfor, Socarpor, Saisa e CSWIND.