Porto de Aveiro testa tecnologia 5G e garante melhoria na operação portuária.

2023-02-15 10:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Porto de Aveiro afirma satisfação pelos dados preliminares da prova de conceito no uso de tecnologia 5G ao serviço da gestão de carga.

A eficiência ao nível da carga e descarga ganha com a criação de uma base de dados que permite a relacionar o transporte marítimo e a gestão do espaço em armazém.

Tudo de forma automatizada.

Este projeto assenta numa rede privada 5G de última geração, em software logístico dedicado e em câmaras de alta definição.

Começou a ser implementado em maio do ano passado num dos armazéns do Terminal Multiusos da Administração do Porto de Aveiro e possibilitou avanços substanciais aos operadores portuários na localização, movimentação e armazenamento de cargas.

Confirmado aumento de 10% no número de itens descarregados por hora; Redução, em 10%, do tempo que demora a descarregar cada navio; Redução, em 8%, do tempo necessário para a utilização da empilhadora; Redução, para um terço, do tempo necessário para registar dados do frete do navio na base de dados e o reforço de 50% do número de dados carregados na base, com possibilidade de colocar nova informação, como localização, orientação de posição, empilhamento e estado dos fretes, para acelerar as operações.

Os especialistas dizem que se trata de uma ferramenta eficaz (com áudio)

O POC 5G no Porto de Aveiro (prova de conceito) é desenvolvido pela Vodafone e Ericsson com participação do operador PTM Ibérica.

Os responsáveis asseguram que a tecnologia acrescenta valor e previsibilidade às operações, permite ganhos de eficiência (económica e ambiental) e melhora a competitividade das empresas que dependem das cargas do porto para a sua atividade.