Porto da Figueira vai receber Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária em 2025.

2023-10-10 13:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Porto da Figueira receberá, em 2025, as jornadas de engenharia costeira e portuária.

Confirmação deixada na 11ª edição que se realizou em Leixões.

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcaram presença nas 11ªs Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, que tiveram lugar em Leixões, nos dias 3 e 4 de outubro, e que mobilizaram mais de 230 técnicos portugueses, contando, ainda, com a presença do Presidente da PIANC, Francisco Esteban Lefler.

No decorrer das jornadas ambos os portos estiveram presentes na apresentação da comunicação “Projeto C2IMPRESS. Desenvolvimentos Iniciais na Temática das Áreas Portuárias”, da autoria de Ana Catarina Zózimo, do LNEC, e que contou com Maria Manuel Cruz e Sofia Ventura, quadros destas infraestruturas portuárias, como coautoras.

O Porto de Aveiro participou em mais uma comunicação, intitulada “Avaliação dos Impactes das Alterações Climáticas no Porto de Aveiro”, da responsabilidade de João Chambel Leitão, da Hidromod, tendo tido Maria Manuel Cruz e Pedro Lemos, quadros do Porto de Aveiro, como coautores.

De referir que ambas as comunicações contaram com a participação de técnicos de outras entidades.

Estas jornadas realizam-se a cada dois anos e são promovidas pela PIANC Portugal.

De referir que a PIANC– The World Association for Waterborne Transport Infrastructure é uma associação internacional financiada pelos governos de 43 países e é constituída por representantes de diversas entidades, como é o caso das Administrações Portuárias.

O seu objetivo passa por promover condições de exploração e segurança na navegação, fomentando o progresso em matéria de conceção, construção, gestão, manutenção e exploração das vias navegáveis, dos portos e das suas estruturas de proteção, tendo sempre em conta as questões ambientais.

Na sessão de encerramento, onde participou o Presidente dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, Eduardo Feio, foi anunciada a realização das próximas jornadas na Figueira da Foz em 2025.

A Figueira da Foz irá, assim, receber pela primeira vez o mais importante encontro de Engenharia Costeira e Portuária que se realiza em Portugal desde 1999.