Polis Ria confirma depósito de dragados em Monte Farinha e afirma autorização do Porto de Aveiro e da Agência Portuguesa do Ambiente.

2021-08-24 07:48

Categoria: 

Concelho: 

A Polis Litoral Ria de Aveiro já respondeu às denúncias do movimento Maria sobre a deposição de dragados junto à ilha de Monte Farinha.

Confirma que os dragados provenientes do canal da Murtosa estão a ser depositados na área portuária, designadamente no extremo sul da Ilha do Monte Farinha.

Adianta que o depósito foi autorizado pela Administração do Porto de Aveiro, que tem jurisdição sobre a área, e pela Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente), que consultou as diversas entidades que tutelam os domínios do ambiente, recursos hídricos, ecossistemas no âmbito da Comissão de Avaliação.

A Polis assegura que as questões ambientais foram devidamente estudadas e que aquela área de depósito “apresenta uma contenção artificializada, contribuindo para o aumento da plataforma arenosa existente e até para estabilizar a infraestrutura em pedra envolvente à ilha”.

Já quanto às preocupações sobre a navegabilidade do local, explica que “atendendo à profundidade do local de deposição (entre -4,00 ZH e -10,00 ZH), se consideram salvaguardadas as questões da navegabilidade e do retorno dos sedimentos para o canal principal”.

Quanto aos atrasos na empreitada a Polis não esclarece em que ponto está o calendário.