Polícia Marítima fiscalizou orla costeira de Aveiro.

2016-04-26 17:08

Categoria: 

Concelho: 

Durante o dia de 23 de Abril, o Comando da Polícia Marítima (PM) de Aveiro, no âmbito das suas competências e no desenvolvimento da atividade de fiscalização na orla costeira, fiscalizou "caçadas de redes de tresmalho fundeadas sem o auxílio de embarcação", vulgarmente designadas como majoeiras, utilizadas a partir de terra, entre a Praia do Furadouro e a Maceda, ambas no concelho de Ovar, numa extensão de cerca de 10 quilómetros de praia.

No total, foram fiscalizadas 18 redes, tendo sido apreendidas 15 delas, e intercetado e identificado, em flagrante e em plena atividade, um pescador não licenciado. As redes ilegais foram recolhidas e transportadas para o respetivo Comando-local da PM, onde se procedeu à elaboração do expediente e procedimento contraordenacional.

Este tipo de pesca com redes de tresmalho constitui uma arte de pesca regulamentar, permitida nas áreas de jurisdição marítima da Capitania do Porto do Douro, até à da Nazaré, inclusive. A utilização destas redes apenas é permitida entre 1 de Outubro e 30 de Abril de cada ano, com exceção dos sábados, domingos e feriados, onde os pescadores apenas podem operar na área de jurisdição da Capitania onde residem e das Capitanias limítrofes, mas sempre nas zonas para o efeito, devidamente demarcadas pela Autoridade Marítima Local.​