PM deteve 8 pessoas em operação de combate ao tráfico internacional de meixão.

2023-02-17 07:21

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima realizou uma operação policial conjunta dirigida à captura e tráfico internacional de meixão.

Ação nos distritos de Braga e Porto, da qual resultou a detenção de oito pessoas, três de nacionalidade portuguesa e cinco de nacionalidade chinesa, e na apreensão de diverso equipamento utilizado no tráfico internacional de meixão.

O meixão, juvenis da enguia, tem um grande valor comercial no mercado negro.

Esmoriz foi um dos locais das buscas.

A operação, que contou também com a colaboração da PSP, da GNR e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), permitiu a apreensão de cinco viaturas, dinheiro, diversos quilos de meixão, bem como material destinado à preservação e tráfico da espécie, cuja captura é proibida e pode ser qualificada como crime de "danos contra a natureza".

Esta operação resultou de uma investigação, coordenada pela Polícia Marítima, na qual foram executados 14 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desmantelar uma rede organizada que se dedicava ao tráfico internacional de espécies protegidas (meixão).

As oito pessoas detidas serão presentes ao Juiz de Instrução Criminal do Porto.