Plataforma zoomguide distinguida nos World Summit Awards.

2022-02-07 11:12

Categoria: 

Concelho: 

A plataforma zoomguide, desenvolvida para tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, sagra-se vencedora dos World Summit Awards na categoria "Cultura & Turismo".

Os vencedores representam uma seleção de soluções digitais mundiais que estão a contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Um total de 40 soluções de 29 países foram premiadas pelo júri internacional e há uma que faz escola em Aveiro.

Nasceu na incubadora de empresas da região e fica associada a um concurso de turismo.

Esta é uma aposta que integrou o Aveiro Urban Challenges como forma de integrar a plataforma nos espaços culturais da cidade.

A zoomguide é plataforma que permite que organizações que gerem espaços como museus, monumentos, palácios, e cidades, deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar.

E tudo começa com uma fotografia.

As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse.

Trata-se de tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou beacons.

A pandemia global demonstrou a importância das soluções digitais e os vencedores deste ano são exemplo de como as soluções e aplicações digitais podem ajudar a proteger o ambiente, apoiar os cuidados de saúde, fornecer uma educação inclusiva e de alta qualidade, conectar pessoas e partilhar informações relevantes.

Afonso Cunha, Co-fundador e Diretor Executivo da zoomguide, fala da satisfação por ver a plataforma distinguida.

"É com grande satisfação e entusiasmo que a zoomguide recebe este reconhecimento de 'WSA Global Winner' e assim se junta a um leque de soluções digitais inovadoras que estão a resolver grandes desafios globais. Para nós, este prémio é mais uma motivação para cumprirmos a nossa missão e ajudarmos a tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível para todos – estamos apenas no início”.