Plataforma "Aveiro Direitos Humanos" apresenta programa que celebra os 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2018-10-10 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Dez anos depois da criação da Plataforma “Aveiro Direitos Humanos” várias organizações de Aveiro lançam a “Plataforma” que prepara a celebração, a 10 de dezembro de 2018, dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Grupo de Trabalho apresentou no final do mês de junho as “Linhas Orientadoras do Programa de Comemorações”, sob o lema “Livres e Iguais” convidando as forças vivas da sociedade portuguesa a participar e a envolver-se nestas e noutras ações.

O Programa de Atividades que surgirá desta iniciativa nacional, integrará as ações a desenvolver pela Plataforma Aveiro Direitos Humanos.

Um conjunto alargado de iniciativas estão a ser preparadas pela Plataforma Aveiro Direitos Humanos e pelas organizações que dela fazem parte. Outras, promovidas por entidades e organizações parceiras, associar-se-ão ao Programa de comemorações dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A sessão informal de apresentação da Plataforma Aveiro Direitos Humanos e Programa de Ação está marcada para esta quarta, às 10h00, na Praceta Florinhas do Vouga.

Tudo começa às 9h30 com sessão de ateliers, jogos e o “Mural Aveiro Direitos Humanos” para crianças e jovens. Simultaneamente será promovida a ação “Agora Escreve-me”, iniciativa da responsabilidade da Agora Aveiro, focada no Dia Mundial da Saúde Mental que se celebra neste dia.

Será apresentada a Plataforma Aveiro Direitos Humanos e respetivo Programa de Ação integrado na celebração dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A partir daqui seguem-se a caminhada pela vida, ações de rua, debates, teatro infantil, exposições, conferências e comunicações.

Da plataforma fazem parte instituições como a Associação de Defesa e Apoio à Vida, Agora Aveiro, Amnistia Internacional Associação Convivência Associação Pais em Rede, Núcleo de Aveiro Cáritas Diocesana de Aveiro, Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, CERCIAV, CIVITAS (Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos), Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, Comissão Diocesana da Cultura, Comissão Diocesana Justiça e Paz, Centro Universitário de Fé e Cultura, Departamento Diocesano da Mobilidade Humana e Turismo, Departamento Diocesano da Pastoral Penitenciária de Aveiro, Departamento Diocesano de Apoio às IPSS’s, Rede Europeia Anti Pobreza, Florinhas do Vouga, Liga dos Amigos do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, ORBIS Cooperação e Desenvolvimento, Provedor do Estudante da Universidade de Aveiro, Psicologia no Bairro, Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Sociedade São Vicente Paulo, Aveiro SPEAK Social e Venexos – Associação de Venezuelanos.