Plano para a gestão da Reserva de São Jacinto aprovado até 2025.

2023-05-30 13:32

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), presidida pela Câmara Municipal de Aveiro, e coordenada pelo ICNF, aprovou no dia 11 de maio de 2023, por unanimidade, o Plano de Cogestão da RNDSJ para o triénio 2023 – 2025.

Trata-se do instrumento orientador que, segundo nota da autarquia, “promove um compromisso para a valorização da nossa área protegida centrada nos 3 domínios da promoção, da sensibilização e da comunicação”.

“Está suportado numa visão partilhada que assenta num diagnóstico prospetivo da área protegida, e materializa projetos e ações consideradas prioritárias para a valorização da RNDSJ, como por exemplo, a reativação do Centro de Recuperação de animais selvagens, atualmente inativo”, conforme refere o autarca de Aveiro e Presidente das Comissão de Cogestão, Ribau Esteves.

A aplicação do Modelo de Cogestão nas Áreas Protegidas, permite trazer uma “valorização da área protegida e uma gestão articulada para a RNDSJ, permanecendo a conservação da natureza e a gestão florestal nas competências do ICNF” explica a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Engª Fátima Reis.

Integram também a Comissão de Cogestão, um representante de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a Universidade de Aveiro, a Associação Florestal do Baixo Vouga, a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos e o RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.