Plano de vacinação começa em Ílhavo. Segue-se a Gafanha da Nazaré.

2021-02-17 12:22

Categoria: 

Concelho: 

De acordo com a informação do ACES Baixo Vouga, sábado e domingo, dias 20 e 21 de fevereiro, terá início, no Centro de Saúde de Ílhavo, o processo de vacinação para cidadãos conforme a definição dos grupos prioritários inscritos na Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação (maiores de 50 anos).

Entre os grupos prioritários para receber a vacina na fase 1 estão também as pessoas com 80 ou mais.

Serão ministradas cerca de 200 vacinas, distribuídas pelos dois dias, a pessoas com idade compreendida entre os 50 e os 65 anos e com, pelo menos, uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Os cidadãos que integram a lista do Plano serão contactados pelo Centro de Saúde para o agendamento da vacinação. Não é possível solicitar, pessoalmente, a marcação da vacina para a COVID-19, cabendo ao Serviço Nacional de Saúde as respetivas seleções e convocatórias para esse efeito.

Durante a próxima semana, em dia ainda a definir pelo ACES Baixo Vouga, será iniciado igual processo no Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré, para o mesmo grupo prioritário.

Ser vacinado contra a COVID-19 permite a proteção individual contra a doença e as suas complicações, permitindo ainda contribuir para a proteção da saúde pública, através da imunidade de grupo.