Planeadores e urbanistas juntos em associação única.

2017-12-19 17:21

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Planeadores do Território, constituída maioritariamente por antigos licenciados em Planeamento Regional e Urbano e pós-graduados em Planeamento na Universidade de Aveiro, fundiu-se com mais duas associações representativas dos urbanistas.

A instituição funcionava em Aveiro e chegou a ser liderada por Pedro Silva, um dos especialistas aveirenses em planeamento do território.

A cerimónia de extinção das três associações e de criação da nova, a Associação Portuguesa de Urbanistas (APU), decorreu a 18 de dezembro no Centro Cultural de Belém (Sala Almada Negreiros), Lisboa.

Culminando um já longo processo, de mais de dez anos, dia 18 de dezembro marcou um ponto de viragem no urbanismo português. As três associações representativas dos urbanistas ou técnicos de planeamento, Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB), Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP) e a APPLA deram lugar à APU.

Em nota de imprensa, as três associações cessantes afirmam que “a nova associação “assume como missão promover a valorização, divulgação e boas práticas do ordenamento do território e do urbanismo, zelar pelo valor social da sua prática, contribuir para a sua valorização científica e cultural e defender o respeito pelos seus princípios deontológicos."

A nova associação tem sede em Lisboa e uma delegação em Aveiro. A comissão instaladora é constituída pelos presidentes das três atuais associações: Celso Ricardo (APPLA), Diogo Mateus (APROURB) e Luís Cerqueira (AUP).

Texto: UA e Terra Nova