PJ deteve jovem que fez queimada junto à A25 e que provocou incêndio.

2017-10-17 14:16

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia Judiciária de Aveiro deteve um homem, de 25 anos, suspeito da prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Aveiro, na tarde do passado domingo, dia 15 de outubro.

Tudo começou com uma queimada com o intuito de limpar um terreno nas traseiras da sua própria habitação, apesar de o mesmo se encontrar rodeado de outras casas, unidades fabris, superfícies comerciais e da autoestrada A25 e de a vegetação ser constituída por mato e arvoredo que se encontrava “extremamente seco”.

O fogo, que rapidamente se propagou, consumiu uma habitação, atravessou a autoestrada A25 e chegou às imediações de uma grande unidade fabril de produtos cerâmicos, que se localiza junto a essa via.

Não se registaram mais danos graças a um combate imediato por parte de populares, moradores e trabalhadores locais, bem como à rápida deslocação de várias corporações de bombeiros com meios que permitiram o controlo do incêndio.

A PJ lembra que a realização de queimadas e queima de sobrantes, fora das condições legais e de forma completamente temerária, “vem-se repetindo na área de competência territorial deste Departamento, apesar dos inúmeros alertas e esclarecimentos emitidos pelos mais diversas autoridades e entidades”.  

Esta segunda havia registos de queimadas que populares realizavam na região inspirados pelo anúncio da chegada das chuvas. Um quadro de risco elevado que se juntou aos incêndios da tarde de domingo e madrugada de segunda.