Pescadores e agricultores dão "grito de alerta" pela sobrevivência dos setores produtivos.

2022-04-07 09:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ontem, os agricultores e, amanhã, os pescadores.

Setores produtivos do distrito de Aveiro manifestam-se contra os custos de produção.

Os homens da pesca exigem a redução do preços dos combustíveis.

Amanhã concentram-se, em Espinho, às 9h30, junto aos Armazéns de Pesca, para pedir medidas de apoio que ajudem a suportar o preço dos combustíveis.

“É urgente que o governo adote para o sector das pescas, como terá feito noutros sectores, promovendo uma política de apoios que amortize o efeito desses aumentos e que nesses apoios, sejam tidos em conta tanto as empresas como os pescadores”, refere nota do sindicato.

Esta quarta-feira, os agricultores manifestaram-se em Ovar.

Pedem medidas urgentes para combater a crise, nomeadamente no setor leiteiro, deixando claro que as explorações estão em risco pelo aumento do custos dos fatores de produção.

Carlos Alves, presidente da União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro, entende que a situação atingiu ponto limite (com áudio).

Este responsável revela que dois criadores de raça arouquesa "fecharam portas” e no último ano cerca de 30 as explorações leiteiras encerraram a atividade.

“Algumas ainda resistem, mas estão no fio da navalha e vai haver muito mais gente a fechar portas este ano, porque a agricultura não é uma prioridade para o Estado e o facto é que os apoios que o Governo apregoa não chegam ao terreno", afirmou o presidente da UADBA.

Ouvido pelas televisões, em Válega, Carlos Alves pediu ação ao Governo (com áudio)