Pedro Soares mantém-se na liderança da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

2020-06-24 15:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Soares mantem a liderança da Comissão Vitivinícola da Bairrada e parte para o terceiro mandato.

Desde 2012 a liderar o comando desta entidade, Pedro Soares foi reeleito por unanimidade como Presidente da Direção.

Com o presidente mantiveram-se dois Vogais da Comissão Executiva. Victor Damião e Alexandrino Amorim, em representação da produção e do comércio, respetivamente, continuam na estrutura.

Renovada foi também a posição de Fernando Castro, Presidente do Conselho Geral.

O Conselho Geral é agora constituído pela Adega Cooperativa de Cantanhede e pela ViniBairrada, em representação a produção, e pela Sogrape, Aliança Vinhos de Portugal, Caves S. João, Caves da Montanha, Caves Primavera e Sociedade Agrícola dos Vinhos Messias, no que toca ao comércio.

O trabalho feito pela CVB tem-se refletido no aumento de cerificação de vinhos, sendo que em 2019 ultrapassou os 9 milhões, fasquia atingida pela primeira vez nos últimos 10 anos.

Neste universo, o espumante representa cerca de 2,5 milhões de garrafas.

Nas palavras do presidente Pedro Soares, para este mandato, embora várias estratégias estejam em cima da mesa, a forma de execução das mesmas está em muito dependente do efeito Covid-19.

“Atendendo à dimensão territorial da Bairrada, estamos certos que é fundamental continuar a trabalhar na aquisição de conhecimento, que permita diferenciar, valorizar e inovar nos produtos que aqui são criados”.

A CVB afirma-se empenhada na criação do centro de competências para o espumante português e promete aprofundar o projeto do cadastro da região.

“A elaboração do cadastro da região e a promoção dos produtos aqui produzidos será também uma das linhas estratégicas. Torna-se ainda fundamental discutir os resultados do trabalho desenvolvido pela Universidade de Aveiro, que visava caracterizar a região da Bairrada e o subsetor espumante, podendo, com base nestes, perspetivar um plano estratégico para o futuro da Bairrada, tendo em mente a valorização das marcas Bairrada e Beira Atlântico e dos produtos aqui desenvolvidos”.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada é uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do sector vitivinícola da região.

É a entidade responsável por controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região, protegendo a Denominação de Origem Bairrada e Indicação Geográfica Protegida Beira Atlântico. Tem a seu cargo a promoção dos vinhos Bairrada e o desenvolvimento e apoio de ações de índole técnica e científica.

A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos vinhos Bairrada.

Com mais de 100 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região, a CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara responsável apenas pela prova dos emblemáticos espumantes da região.