Pedro Oliveira lidera Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro.

2022-01-14 14:12

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Oliveira na liderança da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro.

O atual assessor no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro é licenciado e mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela UA.

Foi eleito presidente da direção da AAAUA, para o triénio 2022-2025, na sequência de Assembleia Geral eletiva que decorreu, esta quinta, dia13 de janeiro, no auditório José Grácio do Departamento de Engenharia Mecânica.

Para presidente da Assembleia Geral foi eleito Tito Miguel Pereira e para presidente do Conselho Fiscal Rogério Nogueira.

A equipa apresentou ainda um conjunto de 8 colaboradores que vão apoiar os órgãos eleitos como forma de “auxiliar na concretização de um ambicioso programa de atividades”.

Pedro Oliveira salienta também que o principal objetivo desta equipa é "dinamizar a comunidade dos antigos alunos da UA fazendo-a, desde logo, crescer em número de associados e em número de iniciativas".

Enfatiza que o grupo que lidera "está consciente do desafio, ainda por cima em contexto pandémico" mas que se encontram determinados em realizar um conjunto de atividades nas "áreas da responsabilidade social, administrativa e financeira, do desporto e cultura, da comunicação e da ligação à cidade, que fortaleçam o espírito de ligação à Associação e mantenham vivo o sentimento de pertença à UA e às cidades de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis".

As prioridades definidas para a atuação imediata passam por um rápido processo de transição de forma a permitir aos órgãos eleitos tomar conta dos dossiers; um ponto de situação da área administrativa e financeira, com enfoque nos sócios; a apresentação do plano de atividades para 2022 em assembleia geral, com a definição de um programa de recuperação associados e de adesão para novos sócios”.

Aponta que dos muitos contactos que a equipa encetou revelaram que a principal vontade dos alumni é "voltarem à Universidade" e, portanto, a Associação tem de "criar pretextos para que esses regressos possam acontecer".

A instituição comemora de 2 a 5 de Julho o 32º aniversário e o Dia do Antigo Aluno de 2022.

Para manter esta comunidade ligada e em movimento crescente pretendem instituir a marca “ALUMNI AVEIRO CLUB”, “nome estrategicamente escolhido em inglês, acompanhando a globalização do ensino, e da própria Universidade, que está agora e, mas que nunca além-fronteiras, e que ambiciona integrar não só os antigos nacionais, como os internacionais”.

Pedro Oliveira promete “conduta humilde, de proximidade e que estará sempre disponível a receber contributos que engrandeçam este projeto de enorme potencial presente e futuro” apostando em se constituírem como os “os primeiros embaixadores da UA, testemunhando a excelência do ensino, da investigação e da formação que nela se faz, mas, igualmente, dar voz a uma organização que se espelha num Campus Central único e que traduz uma vivência de uma intensidade muito particular, pois possibilita o convívio entre diferentes áreas do saber e diversas nacionalidades, num local de rara beleza arquitetónica e paisagista”, considerando que a “Universidade de Aveiro é a nossa casa comum”.