Pedro Abrunhosa nas 'Conversas da Rádio' na sexta-feira.

2020-02-26 17:22

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Abrunhosa é o convidado da sexta edição das "Conversas da Rádio", esta sexta-feira, 28 de fevereiro, às 21h30, na Radiolândia – Museu do Rádio, localizada na vila de Bustos.

O músico, uma das maiores referências do panorama musical português dos últimos 25 anos, vem à Radiolândia para uma conversa informal, que passará pela sua carreira e pelo papel da música na sociedade, para além de outros temas e curiosidades, sempre com a rádio como pano de fundo.

Com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, a sexta edição das "Conversas da Rádio" tem o início marcado para as 21h30.

”Conversas da Rádio” é um projeto promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, que teve como convidados nomes como António Sala, Ruy de Carvalho, João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF), Teófilo Fernando (TSF), Nuno Matos (Antena 1) e mais recentemente João Chaves (RFM) e Paulo Fragoso (RFM).

Esta proposta da Radiolândia – Museu do Rádio, tem por objetivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas ligadas à rádio, contadas pela voz dos principais intervenientes.

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia - Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva.