Pedalada anima o dia no programa "vivó bairro" no centro histórico de Aveiro.

2016-06-05 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O grupo Ciclaveiro realiza a Pedalada Ciclaveiro este domingo e promove a exposição fotográfica Olhares sobre duas rodas. Na exposição 'Olhares sobre duas rodas', o fotógrafo brasileiro Marco Fernandes, que viveu um ano em Aveiro, apresenta a visão da bicicleta na região.

As Pedaladas Ciclaveiro procuram levar as pessoas e as suas bicicletas para a rua em percursos com determinados temas ou fins. Nesta primeira edição, que partirá da Praça da República, às 10h, são visitados pontos da cidade que compõem a exposição 'Olhares sobre duas rodas'.

Ações enquadradas no evento Vivó-Bairro, que está a decorrer este fim-de-semana, em Aveiro com mais de 50 atividades. A primeira edição do Vivó-Bairro anima o centro histórico de Aveiro com população nas ruas num encontro que mobiliza comerciantes, residentes e visitantes. Ontem houve refeição partilhada no espaço público e apresentações artísticas.

A ação, desenvolvida pela CORDA, pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, conta com o apoio institucional da Câmara de Aveiro. Destacar o potencial do Bairro Histórico foi o objetivo traçado como forma de combater o esvaziamento.

A Arte Pública exposta, de inspiração marítima, é uma das imagens de marca mas há espaços lúdicos para crianças, mobiliário urbano com reutilização de tubo corrugado, exposições, apresentação de livros, concertos, performances, tertúlias, oficinas, visitas guiadas, aulas abertas, atividades desportivas e projeções.

O carácter experimental desta primeira edição procura compreender de que forma as pessoas querem interagir com estes espaços e apropriar-se deles como momentos de vida e comunidade. O Bairro quer ser um Laboratório de Ideias, onde a comunidade possa espelhar a sua criatividade e projetar o futuro deste espaço.

foto: Vivó Bairro