PCP defende investimento na renovação da frota e de quadros da PSP.

2018-04-09 14:40

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve reunido com o comando distrital de Aveiro da PSP. Esta visita insere-se no quadro habitual de contactos que regularmente os eleitos do PCP realizam no exercício do seu mandato.

O Partido Comunista considera como “positivo” a diminuição da taxa de criminalidade registada no distrito. “Tal resultado deve ser valorizado na medida em que ocorre num período onde os mais diversos cortes afetaram as forças de segurança na sua capacidade operacional, seja em recursos humanos seja em recursos materiais”.

Ainda assim, Miguel Viegas e António Regala entendem que é necessário fazer mais. Afirmam que chegou o “momento de investir” nas forças de segurança e em particular na PSP, “evitando assim uma rotura que poderá comprometer a qualidade de um serviço essencial para as populações”.

O Eurodeputado fala do parque de viaturas pelo envelhecimento e a falta de renovação de quadros. “Muitos efetivos estão hoje com mais de 50 anos, sendo que uma elevada proporção destes deverão aposentar-se a curto prazo”.

Nas palavras de Miguel Viegas, “a PSP tem desempenhado um papel de grande relevo” ao garantir condições de segurança às populações no país e em particular no Distrito.

“Neste sentido, é imprescindível que, em sede de orçamento de estado, seja dado expressão a uma necessidade urgente de renovar os quadros e valorizar as suas carreiras, dando igualmente atenção às condições materiais”.