Patrono da Escola Básica (EB 2.3) da Gafanha da Nazaré surpreendido com a escolha e agradecido pelo 'gesto' das entidades envolvidas. Cerimónia oficial marcada para terça-feira (4 de Abril).

2023-03-29 16:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Patrono da Escola Básica (EB 2.3) da Gafanha da Nazaré confessa que ficou surpreendido com o gesto do Agrupamento de Escolas, da Junta de Freguesia e da Autarquia de Ílhavo, já validado pelo Ministério da Educação e que será formalizado em cerimónia agendada para a próxima terça-feira.

Fernando Martins assume modéstia por saber que o seu nome vai para um espaço habitualmente ocupado por figuras notáveis.

Entrevistado na Terra Nova, revelou alegria por saber que o gesto nasceu da iniciativa da comunidade educativa depois de uma vida profissional dedicada ao ensino e de ter dedicado as últimas décadas ao estudo sobre a história da Gafanha da Nazaré.

Afirma-se um homem do povo agradecido pelo gesto. (com áudio)

Fernando Martins em entrevista ao programa “Conversas” em edição para ouvir às 19h00.

Natural da Gafanha da Nazaré, com uma vida de 84 anos, parte dedicada ao ensino, o patrono da Escola Básica fala com conhecimento sobre a evolução de uma povoação que em poucas décadas passou de rural a cidade densamente povoada.

Recorda a ligação à ria e ao mar e diz que a abertura da Barra deveria ser a data de referência do Feriado Municipal pelo impacto provocado na vida económica e social da região. Transformação que os movimento migratórios vieram confirmar. (com áudio)

Fernando Martins evoca a juventude marcada pelo contacto com as águas da ria. Algo que a instalação da estrutura portuária veio alterar e que leva o antigo docente a sugerir a criação de uma área de acesso que permitisse esse ponto de contacto. (com áudio)

A entrevista ao programa 'Conversas' pode ser ouvida hoje, depois das 19h00.