Pateira de Fermentelos alvo de projeto de valorização.

2017-06-12 08:06

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus, a Câmara de Águeda, Brisa e ICNF juntam-se em projeto de valorização e promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos.

Na génese do projeto está uma proposta efetuada pelo Direção Regional de Aveiro da Quercus à Câmara Municipal de Águeda para a realização de iniciativas de promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos.

A autarquia mostrou, desde logo, interesse em articular as suas ações e colaborar no projeto, contribuindo para a valorização da Pateira, preservação da biodiversidade existente, e para um melhor conhecimento pela população em geral deste ecossistema lagunar.

A Brisa – Autoestradas de Portugal, mercê da sua experiência no projeto para a conservação da avifauna do Estuário do Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira, assume-se como o patrocinador deste projeto.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas irá propor e acompanhar a execução das ações de promoção da natureza e da biodiversidade, visando a valorização e o reconhecimento público do património natural.

Com o estabelecimento desta parceria, através da assinatura de protocolo pretende-se, entre um vasto conjunto de iniciativas, implementar um programa de monitorização das populações de aves que determinaram a inclusão da Pateira de Fermentelos na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e dinamizar um programa de comunicação, de sensibilização e educação ambiental.

Sessão de apresentação às 17h30 junto ao Monumento do Emigrante, em Fermentelos.