“Partiu precocemente uma das melhores de nós, o atletismo e o desporto nacional ficam mais pobres" - Marcelo Rebelo de Sousa.

2020-03-01 20:13

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da República não passou ao lado do falecimento de Teresa Machado e deixou palavras de elogio à carreira da atleta que foi hoje a sepultar na Gafanha da Nazaré.

“Partiu precocemente uma das melhores de nós, o atletismo e o desporto nacional ficam mais pobres e o Presidente da República manifesta publicamente o seu pesar", refere uma nota publicada na página oficial da Presidência da República.

O chefe de Estado apresentou à família as "sentidas condolências" e recordou o percurso da atleta com resultados de eleição que a fizeram dominar a especialidade dos lançamentos.

"Teresa Machado representou Portugal em diversas provas internacionais e participou em quatro Jogos Olímpicos. É a recordista nacional no lançamento do disco desde 1998 e é justamente considerada a melhor lançadora portuguesa de sempre".

A antiga atleta, natural da Gafanha da Nazaré, morreu devido a doença prolongada.

No funeral estiveram altos dirigentes da Federação de Atletismo (presidente) e do Sporting (Frederico Varandas) e centenas de pessoas, das mais conhecidas às mais anónimas, parte com ligações a clubes e ao mundo do desporto.

Uma das mensagens mais emotivas foi transmitida pelo treinador Júlio Cirino que recordou a tenecidade da atleta em mensagem escria que foi lida no funeral (com áudio)

Da Federação ficou a mensagem sobre o impacto da atleta na modalidade e uma história que não se apaga (com áudio)

O Núcleo do Sporting de Aveiro, pela voz de Francisco Teixeira Homem, lamentou o desaparecimento prematuro da atleta (com áudio)