Participantes no desafio ECIU lançado pela Altice Labs dão a conhecer as suas propostas.

2021-06-21 18:46

Categoria: 

Concelho: 

Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes nos dois primeiros desafios que a Universidade de Aveiro acolheu no âmbito da Universidade ECIU estão a terminar e o resultado do lançado pela Altice Labs vai ser dado a conhecer esta terça-feira, 22 de junho.

O “Tech and the city” durou todo o 2.º semestre e envolveu professores da Universidade de Aveiro, membros da entidade desafiadora Altice Labs e estudantes de várias áreas de formação e universidades europeias pertencentes à Universidade ECIU.

A metodologia de ensino e de aprendizagem subjacente aos desafios propostos no âmbito da Universidade ECIU é o Challenge-Based Learning (CBL); uma metodologia que exige a todos os participantes (estudantes, professores e desafiadores) que identifiquem grandes ideias e desafios, e que definam questões, atividades e recursos para, numa última fase, propor soluções. Neste percurso, os participantes são dotados de conhecimento na área do desafio, desenvolvendo competências relevantes para o mercado de trabalho e para uma cidadania mais ativa.

São essas propostas de solução que vão ser agora dadas a conhecer publicamente pelos participantes do “Tech and the City”, partindo de dois desafios identificados na fase 1 do CBL: desenvolver uma aplicação para personalizar uma rota para turistas e locais a visitar durante as suas férias; e encontrar a melhor forma de gerar arte interativa a partir de dados em tempo real que aumentem a beleza da cidade e aumentem a sensibilização das pessoas para a mesma.

Os participantes neste desafio ECIU em torno das cidades inteligentes, lançado pela Altice Labs, vão dispor de 15 minutos para apresentar as suas soluções e ter mais 5 para esclarecer os interessados. O programa da sessão completa-se com uma nota de boas-vindas, pelos Pró-reitores Sandra Soares e Filipe Teles e pelo Teamcher (team+teacher) do “Tech and the City” e docente do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, António Neves.

Importa referir que este desafio envolveu 10 estudantes de sete universidades que integram o consórcio do projeto ECIU: Tecnológica de Kaunas (Lituânia), Twente (Holanda), Tempere (Finlândia), Autónoma de Barcelona (Espanha), Tecnologico de Hamburgo (Alemanha), Stavanger (Noruega) e Aveiro; três docentes e o Encarregado da Proteção de Dados da UA e seis elementos da Altice Labs.

A sessão decorre entre as 17h00 e as 18h00 de amanhã, no Zoom.

Em breve serão igualmente apresentados os resultados do desafio lançado pela Câmara Municipal de Aveiro “Access and attendance control on events”, da responsabilidade do Teamcher Luís Pedro, docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA.