Parque da Ciência e Inovação mostra-se em Lisboa.

2019-06-28 08:05

Categoria: 

Concelho: 

O Parque da Ciência e Inovação esteve entre os 50 projetos apresentados na “Mostra Portugal 2020 – Fazemos Portugal”, que decorreu na Altice Arena, em Lisboa. 

A Mostra foi uma iniciativa do Governo que pretendeu dar a conhecer os resultados do Portugal 2020, as grandes prioridades para o futuro e projetos apoiados por fundos da União Europeia, que fazem de Portugal um país “mais competitivo, mais inclusivo e mais sustentável”.

A intervenção inseriu-se no painel “Território e Serviços Públicos” e esteve a cargo do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Eduardo Anselmo de Castro. 

Entre as mais valias do projeto foi destacado o “desenvolvimento regional com base na inovação e no conhecimento científico, a valorização económica do conhecimento científico proveniente da Universidade de Aveiro, a contiguidade à academia, a proximidade ao tecido empresarial regional e a facilidade de acesso a recursos humanos qualificados, assim como a inserção num ecossistema de inovação”.

Inaugurado em março deste ano, o PCI conta com 86 projetos instalados (Laboratórios de Uso Comum TICE e Materiais e Agroindustrial, Universidade de Aveiro Incubator, Design Factory Aveiro e Serviços Partilhados), mais de 400 pessoas a vivenciar diariamente o Parque, 100 eventos realizados num ano e o envolvimento de mais de 5.000 pessoas.

Entre outros números, os LUCs, Laboratórios de Uso Comum, contam com 10 entidades instaladas no LUC Materiais e Agroindustrial e 12 no LUC TICE. 

Já a Universidade de Aveiro Incubator engloba 10 ideias de negócio, 9 empresas em Desenvolvimento Empresarial e 28 empresas em regime de incubação. A Design Factory Aveiro promoveu mais de 10 eventos nacionais e internacionais, envolveu mais de 120 estudantes e 30 projetos de investigação pelo design, tendo recebido cerca de 3000 visitantes e trabalhado em estreita colaboração com mais de 20 empresas de alto potencial criativo.