Paróquia de Santa Joana celebra meio século de existência.

2019-11-08 15:23

Categoria: 

Concelho: 

A paróquia de Santa Joana celebra os 50 anos da fundação com programa comemorativo que se prolonga até segunda.

Uma história que resulta da necessidade de congregar resposta religiosa para comunidades dispersas pelas freguesias de Esgueira, Glória e Vera Cruz.

Constituída oficialmente a 11 de novembro de 1969, por decreto de D. Manuel de Almeida Trindade, então Bispo de Aveiro, a Paróquia de Santa Joana Princesa prepara-se para celebrar os 50 anos da sua existência, sendo esta efeméride celebrada com um conjunto de atividades e eventos que pretende congregar toda a comunidade local na Igreja Matriz de Santa Joana.

Viria a tornar-se paróquia definitiva em 19 de Setembro de 1976, data da inauguração e consagração da respetiva igreja paroquial.

Do programa de festividades destaca-se a realização de uma Eucaristia dedicada às famílias, uma tarde cultural com a presença dos grupos de catequese e um espetáculo musical com a Banda Jota, a que se unem, as Tasquinhas Gastronómicas dinamizadas pelos diversos serviços pastorais.

A Eucaristia Evocativa dos 50 anos, marcada para o dia 11 de novembro, contará com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e do Padre Adérito Abrantes, pároco desta Paróquia desde a primeira hora.

As comemorações dos 50 anos da Paróquia de Santa Joana Princesa, que tem como lema “Meio Século de Vida Cristã!”, realizam-se entre os dias 9 e 11 de novembro no interior ou nas imediações da Igreja Matriz de Santa Joana.

“Aniversário é um extraordinário motivo de regozijo para toda a população local e uma oportunidade privilegiada para darmos graças a Deus e à nossa dedicada padroeira, Santa Joana Princesa”, declara o Padre Adérito Abrantes na sua comunicação sobre os 50 anos de existência da Paróquia.

O pároco realça o crescimento harmonioso e ao desenvolvimento em diversos padrões.

“Está pois de parabéns toda a nossa comunidade por, apesar de ser uma freguesia ainda muito jovem, ter crescido tão significativamente e ser hoje um lugar onda dá gosto viver e conviver”.

Este sábado abertura de tasquinhas e tarde cultural. No domingo, dia 10, Eucaristia, animação musical e tarde cultural. E na segunda, dia 11, Eucaristia (20h) e magusto de São Martinho (21h).