Parlamento dos Jovens inicia sessao de 2017.

2017-01-09 11:50

Categoria: 

Concelho: 

O Parlamento dos Jovens regressa esta segunda com nova sessão na quinta (12) numa iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo em escolas de todo o país, culminando com duas sessões nacionais, a ter lugar no Parlamento.

Há sessões destinadas aos alunos do ensino secundário e aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Para este ano letivo foram definidos os temas “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer” e “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”, respetivamente.

O programa visa incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução das questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Hoje as sessões decorrem em escolas do Norte do Distrito de Aveiro e na Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada. No dia 12 haverá sessão na Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Aveiro.