Para a Câmara de Ílhavo a Vespa Asiática não é mais perigosa que a europeia. "Há alarmismo desnecessário".

2016-09-02 19:12

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo assegura que o "alarmismo" em facções da comunidade local, relativamente à presença da vespa asiática no Concelho, e as noticias publicadas "criaram confusão e alarmismo desnecessário". A autarquia diz que "não existe nenhuma situação grave de vespa asiática" em Ílhavo.

"Ao longo dos últimos dois anos, a presença desta espécie invasora tem sido controlada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Ílhavo, que atendeu diversos contactos de suspeita de vespa asiática, e apenas num, no passado mês de agosto, se confirmou essa suspeita, localizada em S. Salvador. O SMPC de Ílhavo, recorrendo a empresa especializada, procedeu à eliminação do referido ninho (de pequenas dimensões), com precauções especiais, cumprindo as diretrizes do 'Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal'. A eliminação não controlada de ninhos de vespa asiática fomenta a propagação de novos ninhos, sendo contraproducente".

A CMI assegura que na última semana foram feitos alguns avistamentos da vespa asiática por apicultores (um nas Ervosas e outro na Gafanha de Aquém), que viram as suas colmeias atacadas, "mas não há confirmação da presença de ninhos de vespas".

"Estas vespas podem fazer os seus ninhos de pequena dimensão) em telheiros ou em buracos no chão. Os ninhos de grande dimensão localizam-se habitualmente em árvores com altura superior a 5 metros. Em caso de presença de ninho suspeito no Município de Ílhavo, deverá ser feito o contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo (234 329 605), solicitando-se, caso seja possível, o envio de fotografias do ninho e/ou das vespas. A confirmação da espécie de vespa deverá ser feita antes da destruição do ninho. Chamamos a atenção, que a eliminação de ninhos de vespa asiática é da única e exclusiva responsabilidade do SMPC - Serviço Municipal de Proteção Civil, que coordena a operação de exterminação".

Apesar do seu tamanho (2,5 cm) e das grandes dimensões que podem atingir os seus ninhos, "a vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia".