"Palavra e Silêncio" mote para a segunda tertúlia do projeto cultural da Paróquia da Vera Cruz.

2022-03-22 09:52

Categoria: 

Concelho: 

O segundo evento COMUNID’ARTE - Projeto cultural da Paróquia da Vera Cruz - terá lugar no próximo sábado, dia 26 de Março, às 21h30, na Igreja do Carmo, em Aveiro.

Este evento pretende oferecer à comunidade a participação numa Conversa Palavra e Silêncio.

Será levada a cabo por duas oradoras convidadas provenientes de mundos e vivências distintas.

Participam a Irmã Maria do Carmo Tovar, uma monja cristã da tradição espiritual beneditina, que tendo frequentado o ISTécnico onde se formou em Engenharia Civil, sentiu o chamamento para entrar no Mosteiro da Ordem Beneditina onde é, atualmente, Superiora do Mosteiro de Santa Escolástica em Roriz, Santo Tirso, e Paula Diogo, uma performer, actriz e encenadora com um percurso marcado por

processos colaborativos, tendo-se dedicado, nos últimos anos, à criação e à produção de objetos artísticos.

Licenciada em Formação de Actores/Encenadores pela ESCT em Lisboa e Mestre em Artes Performativas pela LHI ( Icelandic Academy of Arts) como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA, foi co-fundadora de várias companhias e colectivos tais como o Teatro de Praga (1995-08), TRUTA (2003-10) e o Pato Profissional Lda (2003-10).

Em 2004 foi distinguida com o Prémio Teatro da Década – Melhor Actriz pelo espetáculo Private Lives.

Mais recentemente e durante um ano esteve em Reykyavik a desenvolver um projeto de tenta capturar uma experiência do lugar, cruzando-a com narrativas pessoais e coletivas.

Apresenta um relevante Filmografia ( 17 participaçãoes em filmes e séries a mais recente na Série Glória da NetFlix; 2 como produtora).

Esta conversa irá sendo enriquecida com a participação do Grupo Poético de Aveiro, com a declamação intercalada de três poemas contemporâneos das Carmelitas, por Virgília Almeida, Naia Sardo e Madalena Oliveira.

No local estará um Ilustrador Aveirense Bruno Pintorabisco que durante o evento irá converter a tertúlia em desenho/rabisco.