Ovar: Programa do Carnaval já está na rua.

2023-11-25 09:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Vou Pro Sereno, Bispo e Wet Bed Gang confirmados, numa edição de 2024 do Carnaval de Ovar entre as mais de 50 propostas culturais.

Serão 25 dias de folia, mais de 50 iniciativas, centros de diversão espalhados por toda a cidade, tradições genuínas, corsos carnavalescos com milhares de participantes e animação constante com dezenas de artistas e djs do panorama musical nacional e internacional.

A “vitamina da alegria”

Na Aldeia do Carnaval, os 24 grupos carnavalescos de Ovar já trabalham a todo o vapor e prometem trazer a folia, o ritmo do samba, e muitas brincadeiras para as ruas nos Grandes Corsos Carnavalescos, no domingo e terça-feira de Carnaval, dias 11 e 13 de fevereiro, na Avenida Sá Carneiro. O início dos desfiles está marcado para as 14h30.

Logo no dia 8 de fevereiro, quinta-feira, com início às 22h, os foliões são convidados a recuperar um traje repleto de tradição na emblemática Noite do Dominó, no Espaço Folião e na Praça das Galinhas. Na noite seguinte, a 9 de fevereiro, sexta-feira, às 22h, Ovar recebe a Noite da Farrapada, num desfile noturno e espontâneo no centro da cidade em que todos são convidados a participar.

A Grande Noite Mágica, dia 12 de fevereiro, segunda-feira, às 22h, é, também, um dos pontos altos do cartaz, com um total de sete palcos espalhados pela cidade.

A programação do Carnaval de Ovar começa logo em janeiro.

A abertura oficial do Carnaval está marcada para o dia 20 de janeiro, sábado, às 21h30, no centro da cidade, com uma arruada com cabeçudos e gigantones.

O aquecimento para a grande folia faz-se no dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, com a Caminhada Noturna, no centro da cidade.

Já no dia 2 de fevereiro, sexta-feira, às 22h, o ritmo vai acelerar com a apresentação dos Sambas Enredo das Escolas de Samba de Ovar, no Espaço Folião.

À festa não podiam faltar o Carnaval Sénior, dia 1 de fevereiro, quinta-feira, às 14h30 e o Carnaval das Crianças, a 4 de fevereiro, domingo. Ambos os desfiles estão marcados para as 14h30, na Avenida Sá Carneiro.

Carnaval é também sinónimo de música.

Do Brasil para Ovar, a banda Vou Pro Sereno, logo no dia 3 de fevereiro, promete levar a alegria e o calor do país irmão.

Segue-se, a 8 de fevereiro, o concerto de Quim Barreiros, na Noite Dominó.

No dia seguinte, 9 de fevereiro, sexta-feira, a Noite da Farrapada continua com os Cromos da Noite.

Bispo é o nome escolhido para animar a noite do Desfile Noturno das Escolas de Samba, a 10 de fevereiro, sábado.

A 11 de fevereiro, domingo, dia do Grande Corso Carnavalesco, destaque para a atuação da banda Wet Bed Gang.

Já na Grande Noite Mágica, segunda-feira, 12 de fevereiro, num serão com inúmeros palcos e atuações, destaque para os djs LVKE, Kura, Karetus e Mariana BO.

“O Carnaval é a marca identitária mais forte do nosso território, é um símbolo da alma vareira e é também a festa maior do Município de Ovar. Ano após ano, unimos esforços para que o nosso Carnaval continue a crescer e a levar o nome da nossa terra mais longe, pois estamos certos da sua importância para dinamizar a economia e para afirmar o nosso território”, defende Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando os pontos fortes desta edição, que espera voltar a atrair multidões.

“Voltamos a apresentar um cartaz plural, com nomes bem conhecidos e com música para todos os gostos, a que juntamos as nossas tradições mais genuínas, estando certos de que a nossa maior força é a envolvência em massa da nossa comunidade”.

O autarca sublinha, ainda, o trabalho desenvolvido para melhorar a experiência do visitante em que, pela primeira vez, “para além das vendas presenciais nos postos locais, todos os bilhetes estarão também disponíveis em bilhética online”.

As questões ambientais também não foram esquecidas. Como anuncia Salvador Malheiro, pela primeira vez, o Carnaval de Ovar será um EcoEvento.