Ovar inaugura monumento memorial aos combatentes.

2016-12-07 20:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar vai proceder à inauguração do Monumento e Memorial aos Combatentes ovarenses que faleceram na Guerra do Ultramar, esta quinta, a partir da 9h45, no Jardim Almeida Garrett, inserida numa cerimónia civil e militar, organizada em colaboração com os três ramos das Forças Armadas, seguida de uma missa Requiem campal.

Recorde-se que a criação de um monumento aos combatentes do ultramar do Concelho de Ovar era uma obra há longos anos ansiada por ex-combatentes, familiares e amigos, e que no atual mandato foi priorizada e definida como um dos objetivos a concretizar, pelo executivo da Câmara Municipal de Ovar.

O Monumento aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Ovar é um projeto do reconhecido escultor João Antero de Almeida que, entre outros, integrou a equipa que projetou o Monumento lisboeta “Heróis do Ultramar”, tratando-se de uma obra que representa um investimento superior a 80 mil euros.

A criação deste monumento representa uma “singela homenagem aos militares que perderam a vida no Ultramar, mas que se reveste de grande sentido”.

O monumento foi erigido no Jardim Almeida Garrett, por se tratar de um espaço nobre no centro da cidade de Ovar, com capacidade para acolher cerimónias oficiais com as devidas honras militares, mas também momentos de homenagem particulares, tratando-se de um espaço convidativo para a reflexão e a introspeção.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, “era imperioso concretizar este projeto há tantos anos ansiado por familiares e amigos dos que partiram na guerra do ultramar, pois finalmente vão ter, no nosso território, um espaço físico, onde podem homenagear os seus entes queridos, tratando-se ainda de uma forma de perpetuar os seus nomes na história de Ovar e do país. Em estreita parceria e colaboração com os três ramos das forças armadas (Exército, Força Aérea e Armada/Marinha) vamos proceder à inauguração deste monumento com as devidas honras civis e militares em memória dos que partiram, conforme era nosso desiderato”.