Ovar: Estaleiro anuncia obra no Bloco Operatório.

2022-09-22 14:34

Categoria: 

Concelho: 

A obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, consignada esta segunda-feira, já entrou em contagem decrescente para a sua concretização, com o início da montagem do estaleiro.

Os encargos totalizam até 2023 – para a obra e equipamento – cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros, enquadrado no Programa Operacional Regional – Centro 2020.

Prevê-se que, ainda em 2023, seja possível operar os primeiros doentes na nova sala de bloco operatório.

“O dia que há tanto tempo aguardávamos, finalmente, chegou, com os primeiros trabalhos para a o início da concretização de um sonho antigo da instituição e de toda a comunidade”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, que acompanhou esta quinta-feira a primeira fase de um processo que irá decorrer durante cerca de um ano.

“Pese embora estejamos perante uma obra de extrema importância para a nossa instituição, até começarmos a operar os primeiros doentes teremos que passar por uma fase de grande dificuldade e constrangimentos vários decorrentes da própria obra, que envolve a circulação permanente de camiões pesados, barulhos intensos, poeira abundante, limitação de estacionamento e circulação”, explica.

Contando atualmente apenas com uma sala de cirurgias, a unidade hospitalar irá melhorar, significativamente, a qualidade da sua atividade cirúrgica, com esta obra de reabilitação, remodelação, ampliação e respetivo apetrechamento do Bloco Operatório.