Ovar: Defesa da orla costeira em debate no Centro Cívico de Cortegaça.

2023-03-10 07:45

Categoria: 

Concelho: 

Ovar debate a defesa da orla costeira.

Acolhe o seminário final do Projeto INCCA (Adaptação Integrada às Alterações Climáticas para Comunidades Resilientes), esta sexta, dia 10 de março, às 14h30, no Centro Cívico de Cortegaça.

O caso de estudo do projeto é o município de Ovar.Vai apresentar à comunidade e entidades diretamente interessadas, os resultados finais do projeto e promover o debate sobre os caminhos de adaptação futuros.

O evento contará com a presença de cerca de 70 pessoas, entre os quais representantes de entidades diretamente interessadas do município de Ovar, com responsabilidade sobre a gestão costeira.

A equipa de investigação considera que a Adaptação às Alterações Climáticas (AAC) tende a considerar apenas as soluções técnicas e que os planos de ação a longo prazo para a implementação da AAC, com avaliação detalhada dos impactos sociais, ambientais e económicos, custos e benefícios, ainda são escassos, sendo necessário promover uma abordagem de adaptação que integre perspetivas de curto, médio e longo-prazo, considerando as dimensões social, ambiental, económica e de engenharia. Assim, os órgãos de decisão devem conceber planos de ação para implementação de estratégias de AAC sustentáveis e duradouras.

A equipa de investigadores envolve membros da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na equipa de investigadores contam-se Márcia Lima e Margarida Ferreira (ambas do DECivil e da unidade RISCO); Joaquim Pais-Barbosa (investigador do RISCO e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, CESAM); Peter Roebeling e Luiz Filho (ambos do Departamento de Ambiente e Ordenamento e CESAM); Filipe Duarte Santos; Filipe Moreia Alves; Inês Campos; Fabio Matos da UL.

O projeto INCCA, suportado financeiramente pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sua componente de Orçamento de Estado, conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela gestão das zonas costeiras, e com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, caso de estudo do projeto.Os trabalhos arrancam às 14h30.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, fala no encerramento às 18h.