'Os Verdes' denunciam descargas na Pateira de Fermentelos.

2020-06-01 10:50

Categoria: 

Concelho: 

Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre descargas de águas residuais que ocorrem diretamente na lagoa da Pateira de Fermentelos, tendo sido observado esgotos a boiar à superfície da água, junto às margens.

A Pateira de Fermentelos é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, com biodiversidade, florística e faunística associada, e foi notícia por um plano de limpeza no rio Cértima que sucedeu a anos de queixas sobre poluição e descargas.

Os Verdes referem que nos últimos dois meses “registaram-se pelo menos três descargas de águas residuais diretamente nesta lagoa, tendo sido observado claramente esgotos a boiar à superfície água, junto às margens”.

“É lamentável que estas ações continuem a ocorrer nesta lagoa, pondo em causa o seu grande valor ambiental pela diversidade existente, em particular da avifauna, e o seu equilíbrio ecológico”.

A deputada questiona o Governo para saber se o Ministério do Ambiente e da Ação Climática teve conhecimento das descargas, qual a origem dos esgotos que estão a ser descarregados na Pateira de Fermentelos;

quantas licenças foram emitidas para a rejeição de águas residuais diretamente na Pateira de Fermentelos e na bacia hidrográfica do rio Cértima e que tipo de medidas serão tomadas para travar este e outros atentados ambientais na Pateira e no rio Cértima e seus afluentes.