Ordem sensibiliza enfermeiros para notificação de reacções adversas ao medicamento.

2015-11-04 09:24

Categoria: 

Concelho: 

A Ordem dos Enfermeiros sensibiliza enfermeiros para notificação de reações adversas ao medicamento. A mensagem será passada numa ação de sensibilização no Centro Hospitalar do Baixo Vouga. A iniciativa decorre pelas 15h00 no Salão Nobre daquele centro hospitalar e será realizada em conjunto com a Unidade de Farmacovigilância do Centro, com sede em Coimbra, na Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem. A Secção Regional do Centro da Ordem integra o Conselho Cientifico da UFC através da sua Presidente do Conselho Diretivo, Enfermeira Isabel Oliveira.

Com esta ação de promoção da notificação de suspeitas de reações adversas, pretende-se proporcionar aos enfermeiros noções gerais sobre monitorização de segurança de medicamentos em contexto clínico. «Pelo tempo que passam junto dos doentes, os enfermeiros são os profissionais de saúde em melhores condições para detetarem precocemente as reações adversas a medicamentos (RAM)», realça Isabel Oliveira.

“Sistema Nacional de Farmacovigilância”, “Reação adversa a medicamento (RAM)”, “Importância da notificação espontânea de RAM”, “Geração de sinais de segurança”, “Relação benefício-risco” “Como notificar RAM”, “Boletim de notificação”, “Portal UFC” e “Portal RAM”, são alguns dos temas da formação.