Ordem dos Psicólogos e Hospital de Ovar celebram protocolo de parceria.

2020-08-28 17:51

Categoria: 

Concelho: 

A Ordem dos Psicólogos e o Hospital de Ovar celebram protocolo de parceria.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses celebraram esta sexta-feira um protocolo de parceria que visa prevenir e reduzir risco psicossocial dos trabalhadores da unidade vareira.

“Estamos a falar de uma medida que irá melhorar o bem-estar das pessoas que trabalham no Hospital de Ovar, um dos primeiros hospitais a aderir à iniciativa”, afirma o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues.

“É, no fundo, uma preocupação preventiva com a saúde das pessoas, começando por avaliar os riscos psicossociais para depois ter um plano de prevenção que permita acautelar danos maiores”, explica.

Considerando que a instituição que lidera “possui a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade e de ajudar a implementar as boas práticas que devem proteger os cidadãos”, Francisco Miranda Rodrigues salienta que a introdução destes projetos com estas características é algo de novo na cultura organizacional dos hospitais em Portugal.

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, é o primeiro a reconhecer a importância do protocolo agora celebrado que permitirá à instituição de saúde avaliar os riscos psicossociais dos seus colaboradores.

“A implementação deste acordo surge da nossa responsabilidade em criar melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, possibilitando a identificação dos riscos psicossociais a que estes profissionais estão sujeitos, de forma a criar estratégias para os atenuar”, frisa, salientando que esta iniciativa de cooperação “fortalece” o próprio Serviço Nacional de Saúde.