Ordem dos Enfermeiros promove seminário sobre envelhecimento.

2021-10-01 07:40

Categoria: 

Concelho: 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros promove um seminário online “Saber+2.0: Parentalidade Positiva e Consciente”.

Assinala o Dia Internacional do Idoso com o Webinar “Cuidar na longevidade” com testemunho dos profissionais, entre as 21h às 23h, através da plataforma online Cisco Webex.

O envelhecimento populacional é uma conquista e um enorme ganho, no quadro da longevidade e do aumento da esperança média de vida.

O aumento do envelhecimento em Portugal, com uma percentagem elevada de população idosa é, no entanto, frequentemente, referido como um “problema” e um cenário preocupante.

Desde “peste grisalha” a “inverno demográfico”, tudo de triste, depressivo e “problemático” tem sido chamado a este conjunto heterogéneo de “faixas etárias”.

O principal desafio do envelhecimento é conseguir viver muitos anos com bem-estar e qualidade de vida, especialmente nos últimos anos de existência.

Sofia Nunes, Mestre em Gerontologia, Gestora de Comunidade da Sioslife e dinamizadora do Projecto Interage by Sioslife, trabalhou igualmente no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo; Rafael Efraim Alves, Enfermeiro, Mestre em Geriatria e Gerontologia no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no Serviço de Psiquiatria Geriátrica e co-fundador Instituto Gineste Marescotti Portugal - Cuidados Humanitude®; e Nádia Alhadas, Enfermeira a trabalhar no Lar Quinta Verde - Repouso e Lazer, são os prelectores deste webinar.

Joana Ferreira, Enfermeira, Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria e Vogal Conselho Jurisdicional Regional da SRCentro será a moderadora do evento.