Orbis dá apoio a projeto de ensino em Angola.

2023-05-10 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ONG “ORBIS” (Cooperação e Desenvolvimento), sediada em Aveiro, informa que está a recolher fundos para a implementação do projeto do “Sonho Nasce Aqui!”

Este projeto criado pela ONG Okulongisa, uma Organização Não Governamental Angolana, da qual a Orbis é parceira trabalha para promover o desenvolvimento sustentável e o acesso a um direito humano fundamental, o acesso à educação, no Bairro Coragem, na comuna do Úcua em Angola.

No Bairro Coragem, 21% da população tem menos de 18 anos e apenas algumas crianças, com mais de 10 anos frequentam a escola, por serem elas a conseguir suportar a caminhada diária de aproximadamente 15 km até à escola mais próxima.

“O projeto O Sonho Nasce Aqui!” vai possibilitar a construção de uma escola no Bairro Coragem, garantindo o acesso à educação às crianças do bairro coragem assim como às de comunidades vizinhas (com áudio).

Reduzir o abandono escolar, reduzir a taxa de iliteracia e potenciar a dinamização da comunidade e o desenvolvimento das crianças e jovens são as metas traçadas.

“Pretendemos ainda que esta obra seja levada a cabo por recursos humanos locais para dinamizar a economia local e que estando esta escola construída e em funcionamento seja também um pólo de emprego para os habitantes da comunidade”, explica Orbis.

A construção desta escola teve o seu início previsto para 2020, mas não se concretizou pelo contexto que se viveu, e este adiamento tem consequências com as crianças fora do sistema de ensino.

Com a explicação avançada e a divulgação nos meios da Orbis, a região de Aveiro é desafiada a apoiar esses esforço.

“Esta campanha de angariação de fundos está a decorrer nas nossas redes sociais, que convidamos a seguir para ficar a par de atualizações sobre o desenvolvimento do projeto”, refere a Orbis.