Operação do novo Ecocentro Municipal de Aveiro arranca esta terça-feira.

2022-06-14 07:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O novo Ecocentro Municipal de Aveiro inicia a sua operação esta terça-feira, dia 14 de junho, sob a gestão da empresa Veolia, entidade que gere a operação de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana.

Inaugurado no último dia 04 de junho, o Ecocentro Municipal, é um investimento municipal de 750 mil euros, com utilização gratuita e possibilidade de deposição de resíduos a utilizadores domésticos residentes e utilizadores não domésticos a operarem no Município de Aveiro, até 1.100 litros dia, por utilizador.

Localizado na Zona Industrial de Taboeira, junto às instalações dos Serviços Urbanos da CMA, o Ecocentro contará com um horário alargado de abertura, de terça-feira a sábado, incluindo feriados, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 (exceto no dia 25 de dezembro e 01 de janeiro).

No local é possível depositar o tradicional papel e cartão, embalagens de plástico ou metal e vidro, até aos materiais menos comuns.

Entre os vários tipos de resíduos que aqui podem ser depositados, destaque para os mais conhecidos, como os verdes, a madeira, o entulho e os óleos minerais ou alimentares usados.

No Ecocentro também será possível deixar equipamentos eletrónicos, pneus ou têxteis e ainda produtos mais perigosos para o Meio Ambiente e para a saúde, como são disso exemplo as tintas, os vernizes e diluentes, os solventes, os produtos de limpeza e os produtos hospitalares de autocuidados.

De realçar que os resíduos de construção e demolição aceites no Ecocentro Municipal são somente os provenientes de pequenas reparações e obras de bricolage em habitações, efetuadas pelo próprio proprietário ou arrendatário, cuja produção diária não exceda os 1.100 litros/ produtor.

A recolha e transporte dos RCD processa-se a cargo do utilizador e por deposição no ecocentro municipal, devendo o utilizador comprovar a sua qualidade de proprietário ou arrendatário da habitação de onde provêm os resíduos.

Os materiais serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.