Oliveira do Bairro: Município adere a sistema "inteligente" de medição de resíduos.

2018-06-12 11:29

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro viu aprovada a sua candidatura para a “Implementação de Sistemas Inovadores para a Promoção da Recolha Seletiva”, que apresentou ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020.

Com esta aprovação, e beneficiando de uma comparticipação comunitária de 198 mil euros, para um investimento elegível de 233 mil, o Município oliveirense vai testar sistemas inovadores de medição dos resíduos produzido por cada cidadão e de recolha porta a porta de Resíduos Urbanos Biodegradáveis, criar um Observatório da Sustentabilidade e implementar campanhas de divulgação e sensibilização para a questão ambiental, com o objetivo de aumentar as taxas de reciclagem no Concelho.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro do Ambiente, congratulou-se com a aprovação da candidatura e reconheceu a importância das medidas a implementar, com o objetivo de “reduzir significativamente a produção de resíduos e aumentar a sua separação e reciclagem”. Para o autarca, a aposta será também na “sensibilização e educação ambiental dos munícipes, tornando o Município num exemplo a nível nacional e agente promotor de boas práticas ambientais”.

O projeto prevê o investimento em equipamentos para aumentar a recolha seletiva e a quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial, com soluções alternativas e inovadoras que vão permitir fomentar significativamente a participação dos cidadãos e a eficiência dos sistemas de recolha seletiva,através da implementação, de forma experimental, do sistema PAYT (Pay As You Throw), nos centros de Oliveira do Bairro e Oiã.

Este sistema baseia-se na identificação do produtor de resíduos com o objetivo de, futuramente, se poder estabelecer uma cobrança direta, na medição da quantidade de resíduos produzidos. Atualmente, no Município de Oliveira do Bairro, a tarifa de resíduos é cobrada sob a forma de uma tarifa fixa e outra variável, esta última associada ao consumo de água.