Oliveira do Bairro: Edifício da antiga Cerâmica Rocha reabre como casa de cultura..

2021-07-06 11:50

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro inaugura, esta quarta, a reabilitação do edifício da antiga Cerâmica Rocha.

Edifício do início do século XX recuperado para a Cultura e Educação tem inauguração marcada para esta quarta ao final da tarde.

A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, é a convidada da cerimónia marcada para as 19h.

O histórico edifício da Cerâmica Rocha, um dos grandes exemplos da arquitetura industrial do início do séc. XX na Região da Bairrada, totalmente construído em tijolo maciço de barro vermelho, em 1902, manteve a sua atividade até ao início da década de 90 do século passado, como fábrica de cerâmica e grés.

Localizado junto à Estação de Caminhos de Ferro de Oliveira do Bairro, tendo em conta as suas acessibilidades, ali eram produzidas manilhas de grés, botijas, ornamentos para os cumes e beirados das casas, vasos e tijolos para jardim, tubos para drenagem, tijolaria vermelha maciça e vazada e material sanitários, entre outros tipos de peças e material.

O edifício sobreviveu a um incêndio que deflagrou nos antigos escritórios, em 1992, e que causou danos severos no telhado.

Ao abandono durante vários anos, as instalações foram adquiridas pela autarquia, em 2001.

Dado o seu avançado estado de deterioração, com a ameaça de iminente colapso da estrutura de apoio da cobertura e da fachada principal, colocando em perigo os transeuntes e a circulação automóvel e o acesso à Estação Ferroviária, o Município de Oliveira do Bairro considerou prioritária a requalificação de toda a área em ruínas.

Em meados de 2018, arrancou a empreitada de Reabilitação do edifício da antiga Cerâmica Rocha, com o objetivo de preservar o que ainda restava da fábrica, principalmente os seus fornos e chaminés centenárias, de forma a serem admirados pelo público em geral, permitindo a sua valorização futura.

O investimento do Município de Oliveira do Bairro, de cerca de 700 mil euros, contou com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a reabilitação, no valor de cerca de 700 mil euros, “permitiu a criação de um espaço multiusos, destinado à valorização cultural, artística, económica e educativa do Município, criando uma nova centralidade na cidade”.

Para além da apresentação de uma parte do espólio de peças de cerâmica em tijolo e grés produzidas na antiga fábrica, em diversos períodos da sua atividade, o novo equipamento vai contar ainda com a exposição itinerante "Cerâmica Portuguesa", da APTCVC - Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.

Esta exposição reúne um conjunto de 36 peças, dos 18 municípios que integram a associação, que visa ilustrar a riqueza e diversidade do que se faz em Portugal no que diz respeito à cerâmica.

Recorde-se que o Município de Oliveira do Bairro aderiu em 2020 à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, uma rede de parceiros na área da cerâmica, potenciadora do intercâmbio de experiências e conhecimentos, vitais para a preservação e conservação desse património.

No mesmo dia, quarta-feira, o espaço envolvente da Cerâmica Rocha recebe o primeiro concerto do cartaz cultural do Município para julho e agosto, o programa “Verão Azul”, que contará com Bárbara Tinoco e Carlão, este último como convidado.

Até domingo, a Cerâmica Rocha servirá ainda de enquadramento para concertos de Tatanka, vocalista dos Black Mamba que se apresenta em nome individual, na quinta-feira, Jacinta, acompanhada pela Banda Filarmónica da Mamarrosa, na sexta-feira, Miguel Araújo, acompanhado pela União Filarmónica do Troviscal, no sábado, e Dhoad Gypsies of Rajasthan, no domingo.