Oliveira do Bairro e Águeda juntos em defesa do rio Cértima.

2019-08-03 10:07

Categoria: 

Concelho: 

As Câmaras de Oliveira do Bairro e Águeda unem-se em defesa do Rio Cértima e o Governo promete apoiar a intervenção.

As autarquias revelam que o Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, “comprometeu-se” com os Municípios de Oliveira do Bairro e de Águeda em disponibilizar o acompanhamento técnico e uma comparticipação financeira, através do Fundo Ambiental, para apoiar intervenções que as duas autarquias pretendem realizar no Rio Cértima, na sequência de mais um episódio de aparecimento de peixes mortos e de uma evidente degradação ambiental.

Esta disponibilidade do Governo vem na sequência dos contactos estabelecidos pelos presidentes dos dois municípios, Duarte Novo (Oliveira do Bairro) e Jorge Almeida (Águeda) a propósito da poluição e degradação ecológica do rio.

Os dois autarcas estiveram ainda reunidos, no passado dia 26 de julho, com o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e com o Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Nuno Bravo, tendo visitado a zona mais afetada do Rio Cértima.

No dia 30 de julho, Duarte Novo e Jorge Almeida reuniram com os presidentes das juntas e uniões de freguesia de Barrô e Aguada de Baixo, Fermentelos, Oiã, Oliveira do Bairro, Recardães e Espinhel e Travassô e Óis da Ribeira. 

A reunião, que se realizou na Junta de Freguesia de Fermentelos, serviu para definir uma linha de atuação conjunta.

Os produtores agrícolas locais, também se mostraram disponíveis para participar na melhoria das condições ambientais deste troço de rio.

Entre as ações necessárias, salientam-se a remoção de árvores e ramos caídos sobre o leito, a reflorestação com espécies autóctones, a remoção de bancos de espécies invasoras (como por ex. erva-pinheirinha), a remoção de monos e resíduos, entre outros, que prejudicam a livre circulação das águas e contribuem para a degradação do seu estado biofísico e ecológico. 

No que diz respeito aos problemas e focos de poluição a montante, recairá a atenção e fiscalização das entidades competentes, com a aplicação das medidas devidas e consignadas na Lei.

Sobre o rio Cértima e demais bacia hidrográfica, recaem condições únicas de carácter ambiental e que lhe conferem o estatuto de classificação a nível Europeu, enquanto Rede Natura 2000. 

Nos últimos anos têm-se registado neste rio episódios de degradação ambiental o último dos quais, recente, provocou a morte de peixes.