Oliveira do Bairro: Autarquia guia visita ao património de azulejos dos edifícios da Mamarrosa.

2021-08-12 12:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro está a promover visitas guiadas ao património azulejar do concelho.

Depois das edições que passaram pela freguesia de Oliveira do Bairro e pela vila do Troviscal, segue-se a terceira visita, desta vez para conhecer os azulejos dos edifícios da vila da Mamarrosa, que se vai realizar este sábado, 14 de agosto.

O ponto de encontro será no Instituto de Educação e Cidadania, às 17h, onde os participantes poderão assistir a uma breve conferência da investigadora Cláudia Emanuel sobre a «A azulejaria no concelho de Oliveira do Bairro», com informação mais específica sobre o que irão encontrar na Mamarrosa.

As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site do Município de Oliveira do Bairro, em www.cm-olb.pt, e enviado para turismo@cm-olb.pt, até às 12h00 de 13 de agosto (próxima sexta-feira).

O objetivo das visitas é o de dar a conhecer este património, que é uma marca identitária de cada território, de forma a salvaguardá-lo e protegê-lo.

Em 2019, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro procedeu à inventariação de todo o património azulejar no concelho.

Concluiu-se que 1974 imóveis, cerca de 22% do total, têm azulejos a decorar, a proteger e a valorizar as suas fachadas.

As próximas visitas realizam-se nos dias 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, sempre às 17h00, e estão sujeitas a inscrição prévia e ao limite mínimo de 5 participante e máximo de 10.