Oliveira do Bairro: Autarquia adere à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica.

2020-09-15 07:49

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro integrou recentemente a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), uma rede de parceiros na área da cerâmica.

São várias as iniciativas que a autarquia de Oliveira do Bairro tem implementado com o objetivo de dar visibilidade à cerâmica, enquanto “marca diferenciadora” do Concelho.

Um dos mais destacados é o trabalho sobre o património azulejar, através da inventariação dos edifícios com azulejos existentes no concelho, para além da reabilitação da antiga Cerâmica Rocha, que funcionou até ao início da década de 90 do século passado como fábrica de cerâmica e grés.

A APTCVC foi fundada em abril de 2018, tendo como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

Os principais objetivos desta associação passam pela defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora do Turismo, “a adesão à APTCVC faz todo o sentido, dada a tradição e a importância que a indústria cerâmica tem no Concelho de Oliveira do Bairro, enquanto fator diferenciador e como património relevante no âmbito do turismo industrial”.

De acordo com a autarca, trata-se de “mais uma das ações que estamos a implementar no sentido de reafirmar o Município enquanto território de cerâmica, resgatando a História desta indústria no nosso Concelho e homenageando todos os homens e mulheres que trabalharam e ainda trabalham neste setor”.