Oliveira de Azeméis vence prémio da associação nacional de assembleias municipais.

2023-10-14 09:36

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira de Azeméis e Ílhavo entre os distinguidos pelos prémios da associação nacional de Assembleia Municipais.

Os Prémios ANAM reconhecem os melhores trabalhos realizados anualmente em prol da valorização e dignificação das assembleias municipais, bem como o seu papel na organização democrática dos municípios.

O júri constituído por Albino Almeida, Presidente da ANAM, Hortense Lopes Santos, Presidente de Assembleia Municipal de Braga e Ângela Guerra, Presidente de Assembleia Municipal de Pinhel, decidiu por unanimidade atribuir o galardão “Prémios ANAM Boas Práticas” às Assembleias Municipais de Ourém (Resiliência), Loures (Participação Cívica), Oliveira de Azeméis (Cidadania), Ferreira do Zêzere (Inclusão e Envolvimento Comunitário) e Lisboa (Juventude).

Para Albino Almeida, Presidente da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, “o ano saldou-se positivamente pela enorme qualidade dos trabalhos apresentados, o que reflete de alguma forma a preocupação, a participação e um maior reconhecimento do trabalho das Assembleias Municipais junto das populações”.

Dada a qualidade das propostas submetidas, o júri decidiu ainda atribuir Menções Honrosas às Assembleias Municipais de Marvão, Murça, Ílhavo e Monchique.

Na categoria “Prémio ANAM Dr. José Manuel Pavão”, o galardão foi atribuído a Joana Videira, do Instituto Politécnico de Bragança, pelo seu trabalho académico intitulado “Normas GRI como Suporte na Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade: Estudo de Caso da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes”, na categoria de investigação e a Paulo Salvador, da TVI, pela sua reportagem realizada em Boticas “Felizes para lá dos montes”, na categoria de Jornalismo.

Ainda nesta categoria, foram distinguidas com Menção Honrosa a jornalista Cláudia Viana, da RTP, pelo seu trabalho “O Poeta Faz-se” e ao projecto Coimbra Colectiva, e a Filipe Ferreira, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A ANAM foi fundada em 2016 e representa 206 Assembleias Municipais associadas, distribuídas pelo território continental, Açores e Madeira, sendo um dos mais importantes órgãos do Poder Local criadas após o 25 de Abril.